HOME RICHARD'S PRODUTOS SERVIÇOS FOTOS VÍDEOS NOTÍCIAS TRABALHE CONOSCO CONTATO
22/04/2015
Tamanho do Texto
Genética? Estresse? Veja dez mitos e verdades sobre calvície masculina
 


A calvície é um pesadelo para muitos homens, mas também pode ser sinônimo de charme.

Caspa provoca calvície? E estresse? Ter mãe ou pai calvo significa que os filhos sofrerão do mesmo problema? Muitas dúvidas que rondam o assunto têm fundamento, mas outras não passam de lenda. Para explicar o que de fato é verdadeiro e o que é mito, três tricologistas (médicos especializados em cabelos) compartilham o seu conhecimento.

1) Homem com muito pelo no corpo tem mais chance de ser careca?
Mito. Não existe nada que comprove essa relação. Pode-se cogitar que, por conta do mecanismo hormonal de queda capilar ser o mesmo do crescimento dos pelos do corpo, essas duas situações possam estar correlacionadas. Se caso fosse assim, todo calvo seria peludo e vice-versa; mas não é o que acontece.

2) Calvos têm menos chance de ter câncer de próstata?
Mito. Há vários estudos que apontam o contrário e mostram que alguns padrões de calvície podem, inclusive, ter relação com um risco maior para o câncer de próstata. Coincidentemente o mesmo hormônio, o DHT (Diidrotestosterona), é responsável pela calvície genética e pelo câncer de próstata, mas isso não significa que o calvo é mais propenso ao câncer de próstata, pois as doenças advêm de genes diferentes.

3) Caspa causa calvície?
Mito. A dermatite seborreica, como é chamada a caspa, pode aumentar a queda dos cabelos, mas jamais provocar calvície severa ou definitiva.

4) Se o homem chegou aos 40 anos com cabelo, está descartada a possibilidade de ficar careca?
Mito. Em alguns casos, a calvície pode surgir a partir dos 40 anos. O que muda é que nessas circunstâncias ela se desenvolve de forma mais lenta e gradativa. Quanto mais cedo a calvície se manifesta, pior é o prognóstico. No entanto, 90% dos homens que possuem o gene da calvície manifestam os sintomas a partir desta idade; já aqueles que não herdaram o gene da calvície não vão ficar carecas em nenhuma idade.

5) Ter pai ou mãe com problema grave de calvície significa que os filhos serão calvos?
Depende. Pode ser que sim, já que as chances são maiores por hereditariedade. Mas há casos em que, por conta do padrão genético dos pais, os filhos podem não desenvolver o problema.

6) Estresse causa queda do cabelo?
Verdade. O estresse realmente causa queda de cabelos, estudos comprovam que as substâncias liberadas nos momentos de estresse mudam a química do corpo e causam a queda dos cabelos.

7) Remédio para a calvície causa impotência?
Mito. Embora os medicamentos sintéticos, por serem elaborados quimicamente, apresentem uma melhor eficácia, hoje existem várias opções de fitoterápicos orgânicos (provenientes de plantas) que são naturais, proporcionam resultados animadores e sem efeitos colaterais.

8) O uso regular de boné pode levar à calvície?
Mito. Em lugares fechados, os bonés podem aumentar a produção de seborreia provocando caspa e prurido, mas é impossível isso provocar a calvície.

9) Pintar os cabelos causa calvície?
Mito. As fórmulas atuais das colorações são seguras. É impossível que a tinta, por si só, leve à queda dos cabelos. Pode haver, sim, no máximo quebra dos fios quando o procedimento de tintura for realizado de forma incorreta.

10) Anabolizantes causam calvície?
Verdade. Essas substâncias são responsáveis pela maior produção de DHT, componente derivado da testosterona que afina os fios, levando à queda excessiva dos cabelos e podendo levar à morte.

Para muitos homens, assumir as entradas ou a careca total é um tabu. Afinal de contas, para a maioria, a falta de cabelo abala a autoestima. Porém, cuidados complementares com o visual podem transformar a aparência e usar a característica como ponto positivo. Veja exemplos de famosos que usam (ou não) a careca ao seu favor:
Ícone entre os calvos, o ator Bruce Willis varia o visual com diferentes desenhos de barbas. Em certas ocasiões ele opta por retirar completamente a barba, o que reforça sua personalidade.

Jason Statham prova que a combinação calvície mais barba promove charme ao look.

O corte batido de Jude Law é perfeito para executivos e homens clássicos, que não querem abrir mão dos fios que restam.

Dono de grandes entradas, Luke Perry tira proveito do topete para tirar a atenção da calvície. A medida equilibra o desenho do rosto, que deixa a testa em evidência.

Zero de cabelo e de barba. É preciso muito estilo e personalidade para manter o visual utilizado por Vin Diesel, o que o ator tem de sobra. O look é sua marca registrada.

O ex-jogador de futebol Zinedine Zidane é dono de grandes entradas frontais e optou por raspar toda a cabeça.

Príncipe William ainda não assumiu a calvície e tenta disfarçá-la com fios longos espalhados demais. Um exemplo a não seguir.

Terry O'Quinn, o eterno Locke da série "Lost", deixou a barba grisalha por fazer e ganhou pontos em estilo.

Com entradas ainda discretas, Edward Norton é adepto dos fios mais longos na área frontal, para criar volume no topo da cabeça e emoldurar o rosto.

O fotógrafo Nigel Barker, conhecido pelo reality show "America's Next Top Model", usa cabeça raspada para disfarçar as entradas.
Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM

25/05/2015 - Perfeitos! Cabelos das noivas 2015
18/05/2015 - Ideias inovadoras para unhas de noiva
11/05/2015 - Maquiagem e cor do cabelo: combine e fique perfeita!
05/05/2015 - Vestido, vestido meu!
27/04/2015 - 7 + 4: as dicas para arrasar neste inverno
13/04/2015 - Hidrat Neon: cabelos hidratados a seco em 10 minutos
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Terça à sexta: 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30
Sábados: 08h30 às 11h30
Rua Anita Garibaldi, 270, Concórdia Shopping, Sala 206
Centro, Concórdia/SC
CEP: 89700-126
Fone: 49 . 3442 4466
© - Ideia Good - Soluções para Internet